Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Qual a origem do salário mínimo?

há 4 anos

O salário mínimo foi criado e adotado inicialmente no século XIX, na Austrália e na Nova Zelândia. No Brasil, surgiu no século XX, na década de 30. Foi criado pela Lei nº 185, de janeiro de 1936, e regulamentado pelo Decreto Lei nº 399, de abril de 1938.

No dia 1º de Maio de 1940, o então presidente Getúlio Vargas fixou, por meio do Decreto-Lei nº 2162, os valores que começaram a vigorar em 8 de julho do mesmo ano. Naquela época, existiam 14 salários mínimos diferentes, sendo que na capital do país, então Rio de Janeiro, o valor correspondia a quase três vezes o do Nordeste.

A unificação total só veio a acontecer em 1984. O que ficou definitivamente sacramentado na Constituição Federal de 1988, que define, em seu artigo , dentro do capítulo dos Direitos Sociais, que o salário mínimo deve cobrir todas as necessidades do trabalhador e de sua família, ser unificado em todo o território nacional e reajustado periodicamente para garantir seu poder aquisitivo.

Política de valorização é uma conquista dos trabalhadores - A história, contudo, mostra que nem sempre o poder aquisitivo do salário mínimo foi garantido, tampouco ampliado. Essa foi a motivação para, em 2004, as Centrais Sindicais, através de movimento unitário, lançarem a campanha pela valorização do salário mínimo.

Foram realizadas três marchas conjuntas em Brasília, reunindo dezenas de milhares de trabalhadores com o objetivo de pressionar os poderes Executivo e Legislativo sobre a importância social e econômica da proposta. Como resultado, além dos aumentos reais do salário mínimo, foi acordada, em 2007, uma política permanente de valorização do salário mínimo até 2023.

Essa política tem como critérios o repasse da inflação do período entre as correções e o aumento real pela variação do PIB. Estava também prevista a antecipação, a cada ano, da data-base de revisão, até ser fixada no mês de janeiro, o que aconteceu em 2010.


Clique AQUI para falar no WhatsApp!

Para outras informações acesse:

www.salvadorferreira.com.br

Instagram: @salvadorferreira.adv

FaceBook: @salvadorferreira.adv

  • Sobre o autorRaul Salvador, Advogado do Trabalhador.
  • Publicações63
  • Seguidores111
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4567
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-origem-do-salario-minimo/795235367

Informações relacionadas

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Direito do Trabalho: Breve resumo sobre os Princípios relacionadas ao salário.

André Kind, Gerente de Recursos Humanos e de Relações do Trabalho
Artigoshá 7 anos

O Instituto do Aviso Prévio e sua Projeção Unilateral

Joao Escobar, Advogado
Artigoshá 7 anos

Conceito de Salário

Cristiano Barbosa, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

A história da carteira de trabalho no Brasil

Salari Advogados, Advogado
Artigoshá 3 anos

Saiba quais são os 14 principais direitos trabalhistas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)