jusbrasil.com.br
13 de Abril de 2021

O que é o Juízo 100% Digital?

Raul Gil Salvador Ferreira, Advogado
há 3 meses

Em outubro de 2020 o CNJ deu um grande passo na história da organização judiciária ao aprovar o Juízo 100% Digital por meio da Resolução 345/2020.

Mas o que de fato isso representa no dia a dia aos advogados, juízes, serventuários, partes e demais envolvidos na justiça brasileira?

Por meio da Resolução acima falada, o CNJ ampliou a possibilidade de que todos os processos possam tramitar de forma exclusivamente online. Isso quer dizer que desde a citação/intimação e até mesmo as audiências serão manejadas eletronicamente. As intimações serão feitas por e-mail ou/e aplicativo WhatsApp; e as audiências serão por vídeo chamada. O atendimento ao público também será feito por meio de WhatsApp e vídeo chamadas.

O que se espera é uma desburocratização nestes e em outros atos de um processo. Levando mais eficácia e tornando o árduo caminho de um processo judicial mais rápido.

Advogados deixarão de perder tempo em trânsito e espera em audiências. Também não precisarão ir ao fórum pedir informações. Da mesma forma a parte do processo não precisará arcar com custos econômicos e de tempo com deslocamentos.

Já pelos juízes e demais serventuários, deixarão também de perder tempo com deslocamento de todos os dias. Isso foi taxativamente comprovado ser melhor a partir do momento em que as audiências começaram a ser por vídeo chamadas por causa da pandemia, e mesmo em tempos caóticos justiça teve uma produtividade maior do que em outros anos no mesmo período.

Dessa forma, sendo possível que todas as partes de um processo saiam com mais benefícios, a inovação trazida pelo Conselho Nacional de Justiça provavelmente veio para ficar.


Para mais informações acesse nosso site e redes sociais:

www.salvadorferreira.com.br

Instagram: @salvadorferreira.adv

FaceBook: @salvadorferreira.adv

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)