Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Recesso e férias forenses: Qual é a diferença?

há 3 anos

Há quem diga que são a mesma coisa. Mas em minha opinião são coisas distintas que se complementam e nesta época do ano acontecem simultaneamente.

  • Férias Forenses: é o período compreendido entre 20 de dezembro e 6 de janeiro onde a justiça "paralisa" de fato, podendo tão somente ser realizados atos judiciais urgentes. Atos urgentes são nomeadamente aqueles que necessitam ser praticados a fim de evitar o perecimento do direito, conforme preceitua os artigos 300, 301, 303 e 305 do CPC. Apesar de geralmente acontecer nesta época, como se trata da própria organização do judiciário, alguns tribunais estipulam férias forenses em outros períodos, a título de exemplo, o TJ PE e dos Tribunais Superiores que têm férias no meio do ano.
  • Recesso Forense: é o período compreendido entre 7 de janeiro e 20 de janeiro onde se continuam suspensos os prazos processuais. É a chamada "férias do advogado", se é que existe. Nesse período o judiciário pode praticar outros atos considerados não urgentes. No entanto, audiências e julgamentos não podem acontecer.
Em resumo, apesar de haver essa dicotomia, os prazos processuais são suspensos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro e voltam a correr após o primeiro dia útil, podendo ser praticados atos processuais urgentes pelos tribunais entre 20 de dezembro e 6 de janeiro. Já entre 7 de janeiro e 20 de janeiro, apesar de os prazos continuarem suspensos, o judiciário trabalha "normalmente", exceto em audiências e julgamentos.

Clique AQUI para falar no WhatsApp!

Para outras informações acesse:

www.salvadorferreira.com.br

Instagram: @salvadorferreira.adv

FaceBook: @salvadorferreira.adv

  • Sobre o autorRaul Salvador, Advogado do Trabalhador.
  • Publicações63
  • Seguidores111
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações10395
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recesso-e-ferias-forenses-qual-e-a-diferenca/1149280981

Informações relacionadas

Patricia Perruchi, Advogado
Artigoshá 7 anos

Recesso forense e suspensão do prazo

Wander Fernandes, Advogado
Artigosano passado

Atenção - Nem todo prazo suspende no recesso

Direito MS
Notíciashá 5 anos

Advogado cuidado! Nem todos os prazos serão suspensos no recesso

Modelo Inicial, Advogado
Artigoshá 4 anos

Cuidado! Nem todos os prazos serão suspensos no recesso

Notíciashá 14 anos

Como fica o funcionamento da Justiça Estadual durante o recesso forense

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Férias para advogado? A meu ver ainda uma “miragem” em nossa categoria profissional, visto que na condição de profissionais autônomos pouco valorizados, precisamos “matar um leão por dia”, ao que se soma o fato por se tratar de uma categoria desunida, em que muitos ainda são forçados a cobrar valores abaixo do razoável tendo em vista manter, ao menos, a conta da luz do escritório ligada. A par de tudo isto contamos com uma entidade de classe politiqueira, que não obtém o mínimo para quem está na militância, nem mesmo aquilo que já é previsto em lei, a começar pela isonomia de prerrogativas com os demais integrantes das carreiras jurídicas: Promotores e Juízes. Férias ahahahah! continuar lendo

Oi, Rodrigo! Tudo ótimo?

Concordo com grau e número! A Advocacia passa sufoco.

Mas como um bom advogado trabalhista, digo que temos de tirar férias, sob pena de termos o esgotamento da nossa própria energia. Recuperar é vital!

Boas festas! continuar lendo

Caro Raul,

Acredito que há um problema na diferenciação posta.

O "recesso forense" compreende o interregno de 20 de dezembro a 6 de janeiro (arts. 1º e 2º da Resolução CNJ nº 244).

E, segundo dispõe o art. 220 do CPC, há "suspensão de prazos processuais" no período de 20 de dezembro a 20 de janeiro (intervalo que abrange o recesso forense).

As "férias forenses", com a EC nº 45/2004 (art. 93, XII, da CF), ficaram limitadas aos Tribunais Superiores. Normalmente, dividem-se em janeiro e julho, período em que nesses Tribunais Superiores também opera-se a suspensão dos prazos processuais.

Abraços! continuar lendo